Não consegue visualizar a nossa Newsletter?
 
O.L.D. News
Newsletter do Observatório dos Luso-Descendentes
 
 
OLD
Editorial
Um ano e fim de ano muito intensos que encerram “em grande” o primeiro ciclo de 3 anos de atividade(s) do Observatório dos Luso-descendentes.
2013 contou com 16 iniciativas sendo 7 projetos próprios do O.L.D e 9 baseados em parcerias. Mas se contabilizarmos os 10 momentos do LusoTalentos2013@Macau, chegamos ao muito louvável total de 26 eventos, já que são todos desenvolvidos por luso-descendentes motivados e empenhados, em regime de voluntariado. Inauguramos também uma nova antena, nos Açores, e uma Newsletter que, em 3 edições, a partir de Junho 2013, anunciou e relatou toda essa informação da melhor forma.
Nesta “dia de Reis”, onde Portugal se despede fisicamente de um dos símbolos, também tão importante para os luso-descendentes, o herói e “rei” Eusébio , a quem prestamos aqui a nossa homenagem e admiração, fazemos votos que ele seja sempre uma inspiração nos próximos ciclos de vida da nossa associação para continuar a concretizar sonhos e cumprir a nossa missão ao serviço da diáspora luso-descendente de todo o mundo. Um 2014 muito talentoso!!!

Emmanuelle Afonso (Fundadora e Presidente do Observatório dos Luso-descendentes)

 
//
 
 
Vida da associação | Já aconteceu…
 
Missão cumprida. O LusoTalentos2013@Macau, uma iniciativa idealizada pelo Observatório dos Luso-descendentes, reuniu uns 20 luso-descendentes, de 6 países e 3 continentes durante quatro dias intensos mas que deram muitos frutos, tanto na relação com Macau, como com Portugal.
Do Mundo... demos a Macau cinema, documentários, debate, fotografia, pintura, literatura, conferência sobre arte, fado, teatro, música, dança, moda e deixamos em Macau uma tela, um programa de TV, 15 minibibliotecas e um novo cocktail, o LusoTalentos2013...para brindarmos aos luso-descendentes que, do Mundo para Macau provaram o que é ser uma grande família com alma portuguesa, sem fronteiras nem limites.


OLD


10 Momentos
Momento 1: “Do Mundo para Macau” (pintura)
Uma obra de arte pintada ao vivo durante 4 dias nos jardins do Consulado de Portugal para oferecer à Macau. Foi inicialmente pensada para ser pintada a quatro mãos por dois artistas plásticos: o luso-francês Carlos Farinha, que a executou e o macaense Pakeong, que oportunamente lhe dará o seu toque pessoal. São 3x2,20m de tela bruta, cheia de significantes e significados culturais dos nossos dois povos a descobrir, para já, no Palácio da Bela Vista em Macau.


OLD


Momento 2: “Os portugueses esquecidos do Oriente” (fotografia e vídeo)
Numa noite com a baía de Macau sob pano de fundo, foi na residência oficial do Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong-Kong, que o grupo dos LusoTalentos2013@Macau e o Observatório dos Lusodescendentes foram oficialmente recebidos pelas entidades e media locais. Nessa ocasião, foi também inaugurada, na Galeria do Palácio da Bela Vista, a exposição fotográfica de Joaquim Magalhães de Castro, acompanhada da exibição do documentário "Bayingyi, a outra face da Birmânia", em parceria com a Cataio Associação Cultural.


 

 


Momento 3: A “Gaiola Dourada” chega ao Oriente (cinema)
Casa praticamente cheia na Torre de Macau para assistir à estreia da “Gaiola Dourada”. O filme de Ruben Alves, sobre uma família de emigrantes em França, encheu a sala de espectadores curiosos de ver a abordagem cinematográfica desta temática, de facto tão transversal a todas as comunidades emigrantes.


OLD

Momento 4: "Imagens da (e)migração vs (e)migração em imagens" (debate)
O debate que se seguiu ao visionamento do filme “A Gaiola Dourada”, sob a temática “Imagens da (e)migração vs (e)migração em imagens”, moderado pela jornalista Paula Machado, da RDPI, resultou numa animada partilha de experiências , para as quais contribuíram, para além do realizador Ruben Alves e da atriz Jacqueline Corado da Silva, os realizadores portugueses residentes em Macau, Tomé Quadros e Ivo Ferreira, assim como o público.


OLD

Momento 5: “Tesouros de Macau" (pintura e literatura)
O livro "Tesouros de Macau" resultou de um convite do Turismo de Macau ao Arq. Vasco d'Orey Bobone para pintar as mais belas vistas da cidade de Macau enquanto património mundial da Unesco. As 40 aguarelas que compõem este livro, são propriedade da Fundação Rui Cunha e foram gentilmente cedidas para a sua exposição, que teve a curadoria de Margarida Prieto.


 

Momento 6: Fórum Luso-Talentos 2013 (documentário, música e teatro)
O ambiente acolhedor do Clube Militar foi o palco perfeito para um espetáculo em três atos. Começou com um trecho do documentário “Portuguese in Califórnia”, do realizador luso-americano Nelson Ponta-Garça, seguido de um original encontro musical de fado, piano e flauta entre a Andrea Teixeira e a Irina Costa, ambas luso-brasileiras, no LusoTalentos2012@Porto, que originou o projeto “Partir para longe é regressar”. E acabou, com uma atriz, uma pianista, um lenço minhoto, um cesto de cravos, uma partitura e um altar num palco improvisado numa divertida e muito interativa leitura encenada da Jacqueline Corado da Silva, pontuada ao piano pela Andrea Teixeira conferindo à interpretação um tom, ora sarcástico ora jocoso à interessante temática “As Mulheres Portuguesas Vistas Pelos Viajantes Estrangeiros”.


 

 

Momento 7: Concurso de Cocktails Porto Bulas + Twist asiático (gastronomia)
O vinho do Porto Bulas esteve presente em vários momentos do LusoTalentos2013@Macau, mas teve o seu momento auge num concurso de cocktails organizado no Pub do Clube Militar, graças à mestria da “União de Bartenders e Cocktails de Macau”. No final resultou um cocktail que ficará para a posteridade, o “Luso-Talentos 2013”, uma mistura de sabores ocidentais e orientais, incluindo Porto Bulas e gengibre, que esperamos estar em breve em muitas ementas macaenses…e não só!.


OLD

Momento 8: “Encontro com Macau” (conferência sobre arte)
Uma reflexão sobre o estado da arte na Região, que reuniu numa só mesa artistas contemporâneos portugueses e chineses tão significativos como Carlos Marreiros, Mio Pang Fei, James Chu e José Drummond. O ponto de partida para este debate foram as experiências e projetos, perspetivas e desafios que se colocam à arte e aos artistas locais, abordando possíveis linhas de reforço do diálogo entre Macau e Portugal, numa conversa moderada pelo conceituado produtor cultural português, Nuno Figueiredo.


OLD

Momento 9: FESTIVAL LUSOTALENTOS2013@Macau (dança, moda, música)
Ponto alto da programação, o Festival LusoTalentos 2013 teve lugar numa sala mítica, o Venetian Macau Theater, naquele que foi um grande e emocionante momento de performance em várias áreas artísticas. A apresentação ficou a cargo de dois nomes da RTP Internacional: a luso-francesa Sandrine Francisco e o luso-americano Nelson Ponta Garça. O primeiro momento da noite coube a um grupo de jovens bailarinos macaenses do Hun Kong Secondary, que dançaram ao som de “Flowers” e “Music Meet”. A moda portuguesa esteve em foco através de um vídeo com as propostas, Primavera/Verão 2014, de alguns criadores portugueses. Em simultâneo, várias peças, estiveram expostas com assinatura de Nuno Baltazar, Miguel Vieira, Storytailors, Luís Onofre e Mónica Gonçalves. De mãos dadas, a literatura e a dança contemporânea subiram ao palco com o “Traces” (Macau). Isabel Mateus, escritora portuguesa radicada no Reino Unido, leu pequenos trechos do seu livro “Terra de Chiculate, Relatos da Emigração Portuguesa”, que serviu de inspiração à coreografia da luso-francesa Sosana Marcelino. O fim apoteótico aconteceu com o “Fado-GuZheng”, o piano e a flauta de Andrea Teixeira, a voz de Irina Costa, ambas do Brasil e o som do Gu Zheng (instrumento tradicional chinês) de Sissy Zhou, chinesa residente em França, numa fusão de melodias que encheu a sala de emoções. “Partir para longe também é regressar” fala do mar e da saudade, expoentes da alma lusitana que levaram a Sissy a apaixonar se de tal forma que também cantou fado, primeiro em chinês, depois em português…um momento único de emoção e pureza que não deixou ninguém indiferente!!!


 

 

OLD

Momento 10: Cerimónias oficiais de encerramento do LusoTalentos2013@Macau
As cerimónias foram marcadas por 3 momentos principais: o descerramento da obra de arte "Do Mundo para Macau" executada ao vivo nos jardins do Consulado, a entrega de 15 Mini Bibliotecas do Plano Nacional de Leitura português às escolas luso-chinesas de Macau e os discursos oficiais, com a presença de uma representante do governo da RAE de Macau. “Uma iniciativa que valeu a pena”, declarou o Secretário de Estado das Comunidades, considerando ainda ter sido “uma oportunidade de melhorar alguns dos projetos que vêm de trás e redefinir alguns para o futuro”. Emmanuelle Afonso, Presidente do Observatório dos Luso Descentes reforçou a ideia da ambição dos objetivos, lembrando “uma maratona de eventos culturais …com o balanço muito positivo, deixando marcas do que é a arte e alma lusas em Macau... Trata-se de um projeto que é de continuidade, com o objetivo de ligar a comunidade portuguesa, as suas 2ª e 3ª gerações e restabelecer o contacto com as raízes portuguesas”. Já Vítor Sereno, Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, relembra que, apesar do “esforço enorme que envolveu múltiplas entidades macaenses, foi compensado pelos projetos apresentados e as pessoas envolvidas”.


   
 
//
 
 
Na opinião de todos, Macau foi durante quatro dias e dez momentos, um pouco mais português e não fica por aqui ...os laços estão criados e iremos estar atentos aos frutos: para já, o Moda Portugal "Especial Macau" rodado no âmbito dos Lusotalentos2013@Macau, acaba de ser emitido no dia 04 JAN 2014 na RTPi. Vejam já as reportagens com Lines Lab, Anna Noir, Barbara Barreto Ian, Barbara Diaz e Joaquim Magalhães de Castro, entrevistados pela nossa luso-francesa Sandrina Francisco.
Vídeo


Lusotalentos2013@Macau online
Para quem não teve a oportunidade de acompanhar ao vivo os vários momentos do Festival Lusotalentos, foi criado um site onde diariamente tinha acesso a fotos e informação sobre o que ia acontecendo. Um registo que ainda pode ser consultado, seja para relembrar bons momentos, seja para ter conhecimento do que este grupo de luso-descendentes apresentou em Macau. Aqui fica o link. Sempre em actualização:
O Site LusoTalentos


Lusotalentos2013@Macau nos Media de Macau e do Mundo…
MACAU (Abra os links, para ler as notícias)
Notícia 1  Notícia 2  Notícia 3  Notícia 4  Notícia 5  Notícia 6   Notícia 7  Notícia 8   Notícia 9  Notícia 10   Notícia 11
PORTUGAL (Abra os links, para ler as notícias)
Notícia 1  Notícia 2   Notícia 3  Notícia 4   Notícia 5  Notícia 6   Notícia 7  Notícia 8   Notícia 9  Notícia 10   Notícia 11
LUXEMBURGO (Abra os links, para ler as notícias)
Notícia 1  Notícia 2
FRANÇA (Abra os links, para ler as notícias)
Notícia 1  Notícia 2
ALEMANHA (Abra o link, para ler a notícia)
Notícia 1
VENEZUELA (Abra o link, para ler a notícia)
Notícia 1
BRASIL (Abra o link, para ler as notícias)
Notícia 1  Notícia 2
MOÇAMBIQUE (Abra o link, para ler a notícia)
Notícia 1


Lusotalentos2013@Macau agradecem
O LusoTalentos2013@Macau, uma iniciativa idealizada pelo Observatório dos Luso-descendentes, contou com o alto patrocínio do SECP, a parceria institucional do Consulado Geral/IPOR/IC de Macau, RDPi, assim como associações e entidades públicas e privadas portuguesas e macaenses. Também de louvar a ajuda de todos os voluntários, tanto portugueses, como chineses, nomeadamente para as traduções. A associação agradece a todos os que permitiram assegurar uma logística e divulgação que todos apreciaram, desde o alojamento na "Gaiola Dourada", alcunha dada pelo grupo ao “Hotel Lisboa” até ao Festival na mítica sala construída para o "Circo Soleil", o Venetian Theater, passando por transportes, almoços e jantares inesquecíveis, foram inúmeros os sonhos concretizados e todos contribuíram para o sucesso da iniciativa!


OLD

 
News Científicas
 

Porto, 9 de Outubro 2013 Colóquio “Imagem da (e)migração vs. (e)migração em imagens. Da Gaiola Dourada à geração Europa. Os (e)migrantes: (f)actores de mudança?”-Biblioteca Almeida Garrett.

Uma iniciativa do Observatório dos Lusodescendentes, em parceria com o Consulado Geral de França no Porto. Começou com a projeção gratuita do filme “A Gaiola Dourada” do realizador Ruben Alves, com uma parte do público de surdos mudos, que “sentiu” o filme de forma diferente, mas não menos intensa. O encontro e debate teve lugar na parte da tarde, com uma introdução da Presidente da O.L.D, Emmanuelle Afonso e uma mensagem (filmada) de boas vindas do Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Seguiram se 2 painéis com apresentação de estudos e números que, para além da temática tinham em comum o facto de serem inéditos. No primeiro painel, o Diretor do Luso Jornal, Carlos Pereira, o investigador João Teixeira Lopes e a Cônsul Geral de França no Porto, Aude de Amorim, falaram sobre mobilidade de trabalho, mobilidade social e mobilidade cultural com dados de estudos e inquéritos recentes. A segunda parte do colóquio, moderada por João Santos Duarte, jornalista da rádio renascença foi dedicada à (e)migração em imagens com a presença do realizador Ruben Alves e as investigadoras Isabelle Simões Marques e Fátima Velez de Castro, que falaram, respetivamente do impacto do filme nas redes sociais e da evolução cronológica da representação comparativa dessa temática nos filmes portugueses e neste, francês.

   
 
//
 
Lisboa, 24 e 25 de Outubro de 2013 Encontro Mundial de Mulheres Migrantes, subordinado ao tema: “Expressões Femininas da Cidadania” no Palácio das Necessidades, MNE.

Encontro Mundial da associação Mulheres Migrantes, nossa parceira, subordinado ao tema: “Expressões Femininas da Cidadania” no Palácio das Necessidades – Largo do Rilvas. O Observatório dos Luso-Descendentes foi bem representado com intervenções em 2 painéis, de 4 dos seus membros: “Nova emigração. Novas formas de associativismo” (Emmanuelle Afonso) e “Conhecer e Sensibilizar” (Sofia Afonso, Isabel Mateus e Jacqueline Corado da Silva)

   
 
//
 
 
Vai acontecer…anote na sua agenda
 

Muitas ideias, muitos projetos já a avançar, mas que só poderão ser confirmados, divulgados e agendados após as eleições, com a renovada equipa de corpos dirigentes da associação.
22 Março de 2014: Assembleia Geral com eleições (apresentação de listas e votações)
Julho: Abertura de Antena na Madeira
Novembro: LusoTalentos 2014/2015
 
//
 
 
 
OLD.PT
O nosso novo site está em andamento.
Se quiseres saber quando vai ser lançado é só subscreveres!

 
 
//
 
 
O espaço dos nossos membros…
 

Ruben Alves
“A Gaiola dourada” é o favorito do público europeu.
No passado dia 08 de Dezembro Ruben Alves recebeu o prémio do público, na 26.ª edição dos prémios da Academia de Cinema Europeu, em Berlim. O sucesso nas salas deste filme francês sobre portugueses, que conta já com 754 mil espectadores em Portugal e mais um milhão em França e uma receita bruta de 3,8 milhões de euros, foi agora reconhecido e venceu a categoria deixando para trás os restantes 10 filmes a concurso. “Voilà la récompense du travail de toute une fabuleuse équipe de techniciens et d'acteurs ! Merci à mes producteurs d'avoir cru, il y a 3 ans , à mon histoire...Merci à vous tous les suiveurs ! “
(Ruben Alves)

Sandra Martins
Educação exercita-se na Boavista.
O Ginásio da Educação Da Vinci Porto-Boavista aposta no conceito de multisserviços de educação e conta com Sandra Martins como diretora. Abriu em Novembro na Avenida da Boavista, 683, R/C esq, junto à Casa da Música. Este novo espaço possui todas as condições apoio escolar, explicações, cursos de línguas, serviço de tradução, preparação para as provas nacionais e internacionais, informática, psicologia e psicopedagogia, workshops … Pretende dinamizar e acolher também projetos na área da Cultura (exposições, tertúlias, conferências…). É um espaço harmonioso, confortável, cuidadosamente concebido e equipado de modo a responder às necessidades dos nossos alunos, formadores, professores (projetores, quadro interativo, Internet wireless, computadores …) Possível alugar salas a partir de 8€/h. Inserido num belíssimo edifício cujo jardim traz frescura e beleza, o Ginásio da Educação Da Vinci Porto-Boavista assume-se como um centro onde os serviços de educação se cruzam com as mais variadas áreas do conhecimento, da cultura e da criação. Visitem-nos!

 
//
 
 
Oferta Empregos
 

Empregos em Portugal

Empresa: Armatis
Continua a recrutar…já foi ultrapassado em Setembro o objetivo 2013 de recrutamento que era de 250, e já está a chegar aos 400 luso-franceses recrutados!!!
Ver anúncio completo

Empresa: BNP Paribas
1) Entrar no site bnpparibas.pt
2) Escolher careers e Jobs offers
3) Selecionar uma das entidas que recrutam atualmente:
- BNP Paribas Corporate and Investment Banking
- BNP Paribas Securities Services
Mais info

Empresa: SPB
20 corretores-gestores em seguros / Lisboa
un des leaders du marché, plus de 1 000 collaborateurs en France, en Italie, en Espagne, en Allemagne et en Angleterre et une présence commerciale dans 8 pays, spécialisé notamment dans les secteurs de la banque, la téléphonie mobile, la grande distribution … recherche pour sa Direction des Services d’Assurance 20 gestionnaires d’assurances
Mais info

Empregos no Mundo

França / Profissionais de saúde
Contacto directo do município de BERGERAC (27 freguesias-57000 habitantes) que se depara com uma carência médica catastrófica, tanto em profissionais liberais como médicos hospitalares. O Hospital de BERGERAC (Dr TUDESQ) tem uma necessidade urgente de: 1cardiologista, 1 radiologista, 1 reumatologista, 1 generalista especialista em cuidados paliativos, 1anestesista…Mas também, num parâmetro mais alargado, há falta, como em toda a França, de ginecologistas obstetras, oftalmologistas, generalistas,…
Mais info
 
//
 
 
 
Parcerias
 
Porto Bulas
nosso parceiro no LusoTalentos2013@Macau

OLD
 



 
 
Queres ser nosso Publicador no facebook? 
Contacta-nos já e faz parte da equipa
Aderir!
 
 
Ver Newsletters anteriores:
Newsletter Nº1   Newsletter Nº2   Newsletter Nº3

Se quiser cancelar a subscrição:.Cancelar
© 2014 OLD | todos os direitos reservados